SEGUNDO MATITAIAHU
ולא ידעה עד כי ילדה בן את בכורה ויקרא את שמו ישוע
E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogénito, e pôs-lhe por nome Jesus.
Matitaiahu 1 : 25
ESTUDO
E Iacov gerou a Iosef, marido de Maria, da qual nasceu Iashua, que se chama o Ungido. De sorte que todas as gerações, desde Abraham até David, são catorze gerações, e desde David até a deportação para a babilônia, catorze gerações, e desde a deportação para a babilônia até ao Ungido, catorze gerações. Matitaiahu 1 : 16 - 17

A referência das quarenta e oito gerações contadas de Adam, passando por Abraham e David, até ao cativeiro babilonico, sendo que de Adam a Iashua vão secessenta e uma gerações, pretende demonstrar assim o caracter real da ascendência de Iashua, o Rei, sendo destacado Abraham por ser um ponto de rutura do Iauoe com o resto da descendência de Noach, que vivia baixo a vontade do maligno, esta seleção de Abraham visava assim a criação dum povo escolhido que se mantivesse puro e do qual nasceria Iashua para cumprir a sua missão de salvação, sendo por isso o Abraham conhecido como o pai da Fé.
Por sua vez a referência ao Rei David destaca a importância da linhagem
real no sangue de Iashua, e assim legitimando o caracter real de Iashua entre o
povo escolhido de Elohim, que têm por missão de ser luz entre as nações do Mundo. .
Por último as quarenta e oito gerações representa as quarenta e oito semanas do ano torático, um ciclo de príncipio em Adam, meio em Abraham e fim no cativeiro babilônico, onde a nação de Israel foi purificada com o fim de preparar a primeira vinda de Iashua ao Mundo.
Ora, o nascimento de Ishua O Ungido foi assim: Que estando Miriam, sua mãe, desposada com Iosef , antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então Iosef, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Iauoe, dizendo: Iosef, filho de David, não temas receber a Miriam, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo, E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Iashua, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Iauoe, pelo profeta, que diz, Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo título de Emanuel, Que traduzido é: Elohim conosco. E Iosef, despertando do sono, fez como o anjo do Iauoe lhe ordenara, e recebeu a sua mulher, E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito, e pôs-lhe por nome Iashua. Matitaiahu 1 : 18 - 25
Para saldar dúvidas o nome do filho de Iaue é Iashua, sendo o nome Emanuel, um título aplícavel na literalidade apenas a Iashua, e utilizado pelo autor para ressaltar o cumprimento da profecia, através de Iashua o filho de Iaue.
E, tendo nascido Iashua em Belém da Judéia, no tempo do rei Horedos, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E o rei Horedes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer O Ungido. E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia, porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel. Então Horedos, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. E, tendo eles ouvido o rei, partiram, e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. Matitaiahu 2 : 1 - 9
A que destacar que uma leitura apressada pode nos levar a concluir que a estadia dos magos do oriente em Jerusalám foi de poucos dias. Primeiro discordo pois se Horedos tivesse sido muito apressado a encurtar a estadia dos magos, estes desconfiariam certamente das intenções de Horedos e nunca lhe confessando as sua verdadeiras intenções, segudo discordo pois a época as visitas reais duravam bastante mais tempo que uns meros três a dois dias, terceiro discordo porque as leituras apressadas da escritura não vão de encontro a paciência que Iauoe têm para que se cumpram as suas determinações e vontades ao longo das gerações nestes último seis mil anos de história do Mundo. Assim a estádia dos magos em Jerusalém foi bastante prolongada no tempo, durando algumas semanas, até porque a cidade de Jerusalém era uma cidade desejada de visitar por muitos dos sábios no Mundo.
E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram, e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho. E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga, porque Herodes há de procurar o menino para o matar. E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pe o profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. Então Horedos, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz: Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Rivekhah chorando os seus filhos, E não quer ser consolada, porque já não existem. Matitaiahu 2 : 10 - 18
Sabendo pela escritura que foi Horedos foi quem ordenou a morte dos inocentes da Judeia e sabendo pelos registos históricos que Horedos O Grande faleceu no ano quatro antes de Iashua e que a matança dos meninos inocentes ocorreu logo a seguir ao nascimento, permite nós concluir que a ordem de morte dos meninos da Judeia com menos de dois anos saiu já quase no momento da morte de Horedos passados dois anos do nascimento de Iashua que fora no ano sexto antes de Iashua. Indo assim a tese Kepler ao encontro da escritura.