SEGUNDO LUCAS
והנך הרה וילדת בן וקראת את שמו ישוע
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Iashua.
ESTUDO
INCENSO
A PUREZA DO ESPÍRITO SANTO
O incenso é uma resina gomosa que brota na forma de gotas da árvore Boswellia Carteri, um arbusto que cresce espontaneamente na Ásia e na África. Durante o tempo de calor e seca nos meses de fevereiro e março onde são feitas incisões sobre o tronco e ramos, dos quais brota continuamente a resina, que solidifica lentamente com o contacto com ar.
A primeira exudação para nada serve e é, pois, eliminada, a segunda é considerada como material deteriorável, a terceira, pois, é a que produz o incenso bom e verdadeiro, do qual são selecionadas três variedades, uma de cor âmbar, uma clara e a outra branca.
É usado espalhar resina e ervas aromáticas sobre carvões acesos para purificar o ar e afastar o perigo de infecções. Num primeiro momento, a fumaça têm um valor catártico de purificação, de relaxamento.
Sendo as incisões do incenso feitas a partir do mês de março e totalizano a quantidade de três incisões até a produção do incenso, têm se que o insenso novo estaria pronto a ser utilizado no serviço sacerdotal por volta dos meses de junho e de julho. A referência ao incenso na escritura assinala que Zacariah atravês de seu filho Iauchanan viria anunciar antes de Iashua as boas novas do reino vindouro, que traria de novo o espírito santo ao Mundo, atravês de Iashua.
Ora se Zacariah era o oitavo na conta dos vinte e quatro sacerdotes que serviam no templo na oferta do incenso, no altar de Iauoe, no segundo templo de Jerusalém, sendo que estavam por cada mês havia dois sacerdotes e sendo que a contagem e prestação no templo dos vinte e quatro era iniciada sempre no mês de março com a início do ano religioso, ou seja, no mês em que se inícia a primavera, temos que Zacariah, prestou funções de oferta do incenso no templo do Iauoe em Jerusalém, no mês de Julho. O mês em que terminava a contagem dos cinquenta dias do pentacostes. Ou seja, coincidente com período em que os apóstolo receberam o espírito santo depois da ressureição de Iashua.
E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Iauoe, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens. E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Elohim a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré. Lucas 1 : 24 - 26
A partir deste versos e das ingações anteriores podemos concluir que até ao mês de novembro ocultada da presença do povo da cidade de Jerusalém, em sinal de alegria e vergonha por ver o seu opróbio entre os da sua geração retirado. E finalmente é possível concluir que no mês de dezembro, no sexto mês da gravidez de Isabel, foi concebida a redenção da humanidade atravês da imaculada concepção de Iashua no ventre da bendita Miriam entre ás mulheres.
A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era Iosef, da casa de David, e o nome da virgem era Miriam. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada, o Iauoe é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Miriam, não temas, porque achaste graça diante de Elohim. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Iashua. Este será grande, e será chamado filho do altíssimo, e o Iauoe Elohim lhe dará o trono de David, seu pai. E reinará eternamente na casa de Iacov, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o espírito eanto, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Elohim. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice, e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril. Porque para Elohim nada é impossível. Disse então Miriam: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, E entrou em casa de Zacariah, e saudou a Isabel. E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre, e Isabel foi cheia do espírito santo. Lucas 1:27-41
E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Iauoe? Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Iauoe. E o meu espírito se alegra em Elohim meu Salvador. Porque atentou na baixeza de sua serva. Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada. Porque me fez grandes coisas o Poderoso. E santo é seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração. Sobre os que o temem. Com o seu braço agiu valorosamente, Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia, como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre. E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa. E completou-se para Isabel o tempo de dar à luz, e teve um filho. Lucas 1 : 42 - 57
Tendo Miriam concebido no mês de dezembro e apressadamente buscar a companhia de sua prima Isabel e com ela ficar três meses, estes três meses correspondêm ao inverno do ano seis antes de Iashua, evitando assim Miriam correr riscos que os meses de inverno apresentam, em espcial em longas viagens entre Belém e Nazaré. Só no final do Inverno já no mês de março, o mês em que se completaram os duzentos e oitenta dias da gestação de Iauchanan.
E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todos se alistasse. Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também Iosef da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de David, chamada Belém porque era da casa e família de David. A fim de alistar-se com Miriam, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Iauoe veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Lucas 2 : 1 - 10
Assim no mês de outubro do ano sexto antes Iashua cumpriu-se a profecia e nasceu a redenção do Mundo, o filho de altíssimo dos céus que sabe e reina sobre todas as coisas eternamente, tornando assim inviável a atribuição do mês de dezembro para a natividade de Iashua, pois em dezembro os rebanhos devido a proximidade do inverno já não estavam no pasto, estando recolhidas afim de evitarem o frio. Além deste argumento por muito maligno que Horedos fosse, a realização do senso populacional não poderia ser viável num mês que jã apresentava características de iverno.
E eis que o anjo do Iauoe veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de David, vos nasceu hoje o Salvador, que é Ungido, o Iauoe. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Elohim, e dizendo: Glória a Elohim nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Iauoe nos fez saber. E foram apressadamente, e acharam Miriam, e Iosef, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita, e todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Miriam guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Elohim por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito. E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Iashua, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Mosheh, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Iauoe Segundo o que está escrito na lei do Iauoe: Todo o macho primogênito será consagrado ao Iauoe. E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Iauoe: Um par de rolas ou dois pombinhos. Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Shimeon, e este homem era justo e temente a Elohim, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto O Ungido do Iauoe. E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Iashua, para com ele procederem segundo o uso da lei, ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Elohim, e disse: Agora, Iauoe, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra. Pois já os meus olhos viram a tua salvação, A qual tu preparaste perante a face de todos os povos, Luz para iluminar as nações. E para glória de teu povo Israel. E Iosef, e sua mãe, se maravilharam das coisas que dele se diziam. E Shimeon os abençoou, e disse a Miriam, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado e uma espada traspassará também a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. Lucas 2 : 9 - 35